sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Hotaro no Haka! (O túmulo dos vagalumes!)

"O "Túmulo dos Vagalumes!"


é um filme do Studio Ghibli, que conta a história de dois irmãos que durante a segunda guerra no Japão tem que encontrar uma forma de sobreviver sem sua mãe e seu pai que estava na guerra.
A mãe deles morre em um ataque de bombas e fica com 90% do corpo queimado, morrendo poucos dias depois deixando os filhos com 7 mil ienes.
Inicialmente o irmão imagina que poderia viver com a tia enquanto a guerra acabava, no entanto a tia não queria o peso a mais de criar os sobrinho.
Os irmão então encontram um lugar para viverem juntos, um abrigo abandonado, com o tempo os alimentos ficam cada vez mais escaços e a irmanzinha acaba sofrendo de desnutrição e morre.
O irmão ainda chega a viver um pouco mais e crema o corpo da irmã, mas acaba morrendo no que me parece uma rodoviária.
A história em si é as lembranças dos dois irmãos quando estavam vivos, durante o filme seus fantasmas aparecem frequentemente.

Desculpem minha falta de sensibilidade, mas não sou muito sentimental.

Existe um Live Action dessa animação,


que diferente dela é contada das lembranças da prima que viveu durante a segunda guerra. Nessa versão Setduko e Seita passam pelos mesmos dramas que na animação, mas da para perceber mais emoção nas cenas, principalmente, na morte de Setsuko.
A prima e a família dela estão mais presentes e diferente da animação são mais irmãos, o que explica um pouco a indiferença da tia, fora o fato se Seita achar que deve apenas viver para cuidar da Setsuko e nada mais.
Quanto a pequenos detalhes a animação e o Live Action, são muito semelhantes, mas o Live Action ficou mais detalhado.

Essa história foi inspirada de um livro e por isso no seu ano de lançamento foi mais fácil conseguir patrocinadores, O Studio Ghibli se aproveitou desse detalhe para lançar o Meu Vizinho Totoro, o que confundia um pouco quem assistia pois assim que terminava o Túmulo dos vagalumes começava Totoro.

Em fim, recomendo essa linda história, para quem ainda não assistiu e compartilho minha alegria com quem já assistiu, pois realmente valeu a pena!"



Atenciosamente, J.O.!

Um comentário: