Autor: Neil Gaimon
Editora: Conrad
Volume 1
Páginas: 205
"Esse livro é um livro de contos então vou dividir por cores as citações incluindo a introdução!"
Citações:
INTRODUÇÃO:
"... . Uma dúzia de pessoas, uma dúzia de histórias. Essa era a ideia, mas ai veio a vida real e a estragou. ..."
"..., me ocorre que a peculiaridade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. ... .
Até os sonhos, que são coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar."
UM ESTUDO EM ESMERALDA:
"- Eu grito a noite - contei.
- Já me falaram que eu ronco - ele disse."
"... . Sou um homem racional, mas aprendi a dar valor a um bom companheiro e, desde que o vi, percebi que confiava em você tanto quanto confio em mim mesmo. Sim, quero que me acompanhe."
"- De fato. Detesto dizer isso, mas sei por experiência própria que, quando um médico se dedica ao mal, torna-se uma criatura mais hedionda e macabra do que o pior degolador...."
"Sonhei com sombras naquela noite, sombras imensas que encobriam o sol, e gritei para elas em desespero, mas elas não me ouviram."
"- Tarde demais - observou meu amigo -, porque existem aqueles que não acham a chegada dos Antigos tenha sido algo bom, como todos sabemos que foi. Anarquistas, todos eles, que gostariam de restaurar o sistema antigo: a humanidade controlando o seu próprio destino, se preferir."
"... . Era um dos jovens árabes que viviam nas ruas, cujo ganha-pão era fazer entregas - "funcionários da calçada", como dizíamos na juventude."
"Eu lhe envio este bilhete não como provocação, como um "agarre-me se puder", porque já estamos longe, o estimado doutor e eu, e o senhor não nós encontrará, mas sim para lhe dizer que foi bom sentir, ainda que apenas por um momento, que eu tinha um adversário de valor - mais valor, de longe, do que essas aberrações do outro lado do Abismo."
"- Bobagens, é claro - disse ele sem sorrir. - Ainda assim, bobagens inspiradoras e perigosas."
A VEZ DE OUTUBRO:
"... - pediu Maio, com seu cabelo preto escovinha e seus coturnos delicados. Ela fumava uma cigarrilha marrom com um forte cheiro de cravo. - Ela é sensível."
"- Há. Sim. Às vezes - disse Junho -, às vezes acho que alguém está nos espionando na floresta, e ai eu olho e não tem ninguém. Mas mesmo assim continuo achando isso.
...
- É porque você é louca."
"Ele havia lido livros, jornais e revistas. Sabia que , quando você foge de casa, às vezes encontra gente ruim que faz coisas ruins com você. Mas também lera contos de fadas, e sabia que havia pessoas boas no mundo, em meio aos monstros.
... . Se você tentasse aponta-lo num grupo de garotos, iria apontar errado. Ele seria o outro, o garoto ao lado, aquele pelo qual você passou batido."
"Havia dezenas de lápides de todos os tamanhos no local. Algumas altas, maiores que os dois meninos, e outras pequenas, do tamanho certo para se sentar. Algumas estavam quebradas. O Nanico sabia que lugar era aquele, mas não sentiu medo. Era um lugar amado."
"- Como você morreu? - perguntou o Nanico.
- Fiquei doente. Minha mãe chorou, ficou desesperada. Ai eu morri."
"Anjo não disse nada por um longo tempo. O mundo estava cinza. ..."
"- Na próxima, será a sua vez - ... .
- Eu sei - ... - Eu gosto das suas histórias. As minhas são sempre sombrias demais.
- Não acho - ... - É que sua noites são mais longas. E você não é tão quente.
-Olhando por esse ângulo - ... -, me sinto melhor. Afinal, não escolhemos ser quem somos.
...
E eles deram as mãos ao se afastarem das brasas alaranjadas da fogueira, levando sua história de volta para a escuridão."
LEMBRANÇAS E TESOUROS:
"... . Muitos caras espertos já foram pegues por causa de uma lembrança. Às vezes me pergunto se não matei meu pai naquele dia, além do meu avó. ..."
"... . Acho que é porque Londres é louca. Múltipla personalidade. Um monte de cidadezinhas e aldeias que cresceram se trombaram e formaram uma metrópole, mas não esqueceram suas antigas fronteiras."
"No meu modo de ver, algumas pessoas precisam de amor e outras não. Acho que o senhor Alice é mais do tipo não, no fim das contas. Eu também sou um não. Você aprende a reconhecer os tipos."
" São os homens, entende? - .. - Parece que não são muitos. Um ou dois a cada geração. O 'Tesouro dos Shahinai'. As mulheres são as guardiãs dos homens. Elas os alimentam e os mantêm em segurança. Alexandre o Grande, dizem, comprou um amante dos shahinai. Além de Tibêrio e pelo menos dois papas. Parece que Catarina a Grande também teve um, mas acho que é só boato."
"Sua temperatura chegou a 41 graus, seus pulmões se encharcaram de água, e ele estava se afogando em terra firme. O senhor Alice chamou os melhores médicos do mundo, mas o rapaz oscilou e se apagou como uma lâmpada velha, e foi só."
OS FATOS NO CASO DA SENHORITA FICH
"- Por que não acreditariam? Somos pessoas confiáveis. Cidadãos honestos e tudo mais.
- Você escreve livros de fantasia - ... . - Inventar coisas assim é o seu ganha-pão. Ninguém vai acreditar em você."
"- Ela não é minha amiga. Mal a conheço - ... : - Olhe, despejaram uma pessoa encima da gente. Ela não vai ficar no país por muito tempo, e eu acabei concordando em levá-la para passear e cuidar dela amanhã à noite. Ela da medo, na verdade. ..."
"- Eu estava no comando - ... -, estudando os dragões. Sabe por que eles ficaram tão grandes?
...
- Eles se adaptaram para caçar os elefantes anões.
- Existem elefantes anões? - ..."
"Era uma sala enorme. Eu sabia disso. Mesmo naquela escuridão. Talvez a escuridão intensifique os outros sentidos, talvez seja simplesmente processamos mais informações do que imaginamos. ..."
"Depois de uma breve caminhada por ruas estreitas, sob a chuva e o vento, chegamos ao carro. Fiquei parado esperando que a porta de trás fosse destravada para mim, e em meio a chuva e o barulho da cidade pensei ter ouvido um tigre, porque perto dali um rugido grave fez o mundo todo estremecer. Mas talvez tenha Sido apenas um trem passando."
O PROBLEMA DE SUZAN

"Existem coisas que a professora despreza em si mesma. Seu cheiro por exemplo. Ela exala o mesmo cheiro que a sua avó exalava, os cheiro que as velhas exalam, e não consegue se perdoar por isso. ..."
"Ela não esperava realmente encontrar ninguém conhecido ali, mas o mundo é pequeno, e ela observa que talvez com um toque cruel de humor, ..."
"... - e conta que as histórias dos irmãos Grimm foram publicadas para adultos, e, quando os irmãos percebera, que os livros eram lidos para crianças, lançaram versões mais adequadas a elas. ..."
"Ela pega o volume, abre-o no meio e lê a história que está a sua espera: Jane e Michael seguem Mary Poppins em seu dia de folga, até o Céu, e encontram o menino Jesus, que ainda sente um pouco de medo de Mary Poppins porque ela já foi sua babá, e o Espírito Santo, que reclama que seu lençol nunca mais fora tão branco depois que Mary Poppins foi embora, e Deus o Pai, que diz:
- Ninguém consegue obriga-la a fazer nada. Ela não. Ela é Mary Poppins.
- Mas você é Deus - reponde Jane. - Você criou tudo e todos. Todos tem que fazer o que você diz.
- Ela não - ... - Ela, eu não criei. Ela é Mary Poppins."
" O leão a come inteira, menos a sua cabeça. Ele deixa a sua cabeça e uma de suas mãos, como um gato deixa as partes que não quer de um rato, para mais tarde ou para dar de presente."
"Ela sabe que isso é ridículo, mas não se surpreenderá quando ler sobre a morte da professora. A morte vem a noite, ela pensa, antes de voltar a dormir. Como um leão."
GOLIAS
"Acho que posso afirmar que sempre ter suspeitado que o mundo fosse uma farsa barata e tosca, um péssimo disfarce para algo mais profundo, mais esquisito e profundamente mais estranho, ... . Mas acho que isso é apenas o que o mundo sempre foi. E mesmo agora que sei a verdade - ... - continuo achando o mundo barato e tosco. ..."
"O tempo estremeceu e avançou. Acho que eu estava ficando sensível a ele. Talvez soubesse o que eu estava procurando - sabia que havia algo a se procurar, mesmo sem saber o que era."
"... . Não estava salvando o mundo que conhecia. Aquele mundo era imaginário: uma sequencia de zeros e uns. Se eu estava salvando alguma coisa, era um pesadelo...
Mas se o pesadelo morresse o sonho morreria também."
"... . Era apenas eu, amarrado numa cadeira no meio do nada, dentro de uma xícara voadora.
- Na verdade não você é uma peça descartável. Uma unidade. Não podemos lamentar sua morte mais do que um vespeiro lamentaria a morte de uma única vespa. Não é sensato nem viável trazer você de volta."
"Mas saiba de uma coisa, Susan, meu amor, meu verdadeiro caixão está orbitando a Lua. Parece uma xícara voadora. Eles me devolveram o mundo e você, a verdade, ou o que sabia dela, você me abandonou. E talvez não fosse você, e eu não fosse eu, mas não me atrevo a arriscar de novo. ..."
COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS
"..., no começo todos eramos meninos e meninas, e o tempo passava na mesma velocidade, e todos tínhamos 5, 7 ou 11 anos juntos. Até que, de repente, todas as garotas correram para o futuro e te deixam para trás, e sabem tudo sobre todas as coisas, menstruam, têm seios, usam maquiagem... - ... . Os livros de biologia não explicavam, de um jeito realista, o que era ser um jovem adulto. E as garotas da nossa idade eram."
"- Essa coisa do líquido nos olhos, quado o mundo fica embaçado. Ninguém me contou, e eu ainda não entendo. Eu toquei as dobras do Sussurro, pulsei e voei com os cisnes taquiônicos, e mesmo assim não entendo."
"- Tricolé.
-Nome bonito - ... .
- É um tipo de poesia - explicou a garota, com orgulho. - Como eu.
...
- Você é um poema?
- Se você quiser. Sou um poema, ou um padrão, ou uma raça cujo o mundo foi tragado pelo mar."
"-Sabíamos que o fim estava próximo por isso colocamos tudo num poema, para contar ao universo quem éramos, por que estamos aqui e o que dizíamos, .... Embrulhamos nossos sonhos em palavras e moldamos as palavras para que vivessem para sempre inesquecíveis. ..."
"É impossível ouvir um poema sem que ele mude você - ... . - Eles o ouviram, e o poema os colonizou, tomou posse deles e os habitou. ..."
" - Há lugares em que somos bem-vindos -... -, e outros em que somos vistos como ervas daninhas ou como doenças, algo a ser imediatamente posto em quarentena e eliminado. Mas onde termina o contágio e começa a arte?"
"Tudo isso aconteceu a trinta anos. Esqueci muita coisa, e vou esquecer mais, e no fim vou esquecer tudo. ..."
"Nunca deixe um universo furioso. Aposto que o universo furioso olharia para você com aqueles olhos."
"- Sabe... acho que tem uma coisa. Sabe quando você vai até onde ousa ir? E, se você fosse mais longe, não seria mais você? Você seria a pessoa que fez aquilo? Lugares onde não se pode ir... Acho que isso aconteceu comigo hoje."
"As lampadas da iluminação pública foram se acendendo, uma a uma. Vic caminhava a minha frente, trôpego, enquanto eu o seguia pela rua, no crepúsculo, marcando com os passos a métrica de um poema que, por mais que tentasse, não conseguiria lembrar e jamais seria capaz de repetir."
O PÁSSARO-DO-SOL
"... . Nós escalamos os pícaros da gastronomia, mergulhamos nos abismos da degustação. Tornamo-nos cosmonautas, explorando mundo jamais sonhados de sabor e comilança."
"..., na companhia de bêbados de todas as espécies, compartilhando o conteúdo de suas garrafas e oferecendo a sua opinião, que era, como a de todo epicuriano, sempre considerada e sempre respeitada, ainda que nem sempre bem vinda."
"... .Mas sempre haverá confusão, Augustos, e depois ela passa. É como o nascer e o pôr do sol."
"... . Às vezes era rico, mas tinha dificuldade em manter sua riqueza, e, sempre que ficava rico, descobria que o mundo desdenha de ricos que gostam de comer em companhia de andarilhos em meios a trens de carga, ou que confraternizam com os bêbados no parque, então ele fazia o que podia para torrar sua fortuna. Sempre havia partes dela aqui e ali que ele esquecia, e as vezes ele esquecia até que não gostava de ser rico, então saia procurando sua fortuna e a encontrava."
"-É perfeito! - ... - Tem gosto de amor, de boa música. Tem gosto de verdade."
"- É a fênix de Heliópolis - ... . - É o pássaro que morre no fogo e nas cinzas, e renasce, geração após geração. Quando chega a época, ele é queimado numa fogueira de madeiras raras, especiarias e ervas, e renasce das cinzas toda vez, por toda a eternidade."
O MONARCA DO VALE
"Ele pensou em dizer que os texanos acham que o Texas, na verdade, fica no Texas, mas desconfiava que seria preciso explicar o que aquilo queria dizer, por isso ficou calado."
"Porque - ... - , também sou uma espécie de monstro. Um reconhece o outro. Somos todos monstros, não somos? Monstros gloriosos, chafurdando nos pântanos do irracional... - ..."
"Em seu sonhos ele morre na árvore.
Em seu sonho, ele voltou da morte.
E depois disso houve escuridão."
"- Os ricos são diferentes, meu filho - ...
- Que diabos quer dizer com isso?
-Bem. Pra começar, a maioria deles provavelmente é mortal. Algo com que você não precisa se preocupar.
- Não me venha com essa merda.
- Mas você não é mortal! Você morreu na árvore, Shadow. Morreu e voltou.
- E dai? Nem lembro como fiz aquilo. Se me matarem desta vez, morro do mesmo jeito."
"Não, pensou Shadow. Você acha que sou um monstro. Mas acha que eu sou o seu monstro."
"Ventava, um vento frio, vindo do mar, e Shadow achou que havia grandes sombras no céu, silhuetas enormes que ele vira num navio feito de unhas de mortos, e que elas olhavam para baixo, para ele, que aquela luta era o que as mantinha imobilizadas em seu navio, sem poder desembarcar, sem poder ir embora."
"... . - Há coisas piores do que a morte -... - E eu conheço a maioria delas. Não sou jovem e não sou de falar à toa. Portanto, se eu fosse você -... -, cuidaria bem desse rapaz."
"Bom já falei mais é sempre bom reforçar,
eu não escrevo resenhas, pois já existem várias por ai,
então deixo guardado aqui em meu diário as citações que gosto
nó livros que leio"
Atenciosamente, Juliana Osty!
"- De fato. Detesto dizer isso, mas sei por experiência própria que, quando um médico se dedica ao mal, torna-se uma criatura mais hedionda e macabra do que o pior degolador...."
"Sonhei com sombras naquela noite, sombras imensas que encobriam o sol, e gritei para elas em desespero, mas elas não me ouviram."
"- Tarde demais - observou meu amigo -, porque existem aqueles que não acham a chegada dos Antigos tenha sido algo bom, como todos sabemos que foi. Anarquistas, todos eles, que gostariam de restaurar o sistema antigo: a humanidade controlando o seu próprio destino, se preferir."
"... . Era um dos jovens árabes que viviam nas ruas, cujo ganha-pão era fazer entregas - "funcionários da calçada", como dizíamos na juventude."
"Eu lhe envio este bilhete não como provocação, como um "agarre-me se puder", porque já estamos longe, o estimado doutor e eu, e o senhor não nós encontrará, mas sim para lhe dizer que foi bom sentir, ainda que apenas por um momento, que eu tinha um adversário de valor - mais valor, de longe, do que essas aberrações do outro lado do Abismo."
"- Bobagens, é claro - disse ele sem sorrir. - Ainda assim, bobagens inspiradoras e perigosas."
A VEZ DE OUTUBRO:
"... - pediu Maio, com seu cabelo preto escovinha e seus coturnos delicados. Ela fumava uma cigarrilha marrom com um forte cheiro de cravo. - Ela é sensível."
"- Há. Sim. Às vezes - disse Junho -, às vezes acho que alguém está nos espionando na floresta, e ai eu olho e não tem ninguém. Mas mesmo assim continuo achando isso.
...
- É porque você é louca."
"Ele havia lido livros, jornais e revistas. Sabia que , quando você foge de casa, às vezes encontra gente ruim que faz coisas ruins com você. Mas também lera contos de fadas, e sabia que havia pessoas boas no mundo, em meio aos monstros.
... . Se você tentasse aponta-lo num grupo de garotos, iria apontar errado. Ele seria o outro, o garoto ao lado, aquele pelo qual você passou batido."
"Havia dezenas de lápides de todos os tamanhos no local. Algumas altas, maiores que os dois meninos, e outras pequenas, do tamanho certo para se sentar. Algumas estavam quebradas. O Nanico sabia que lugar era aquele, mas não sentiu medo. Era um lugar amado."
"- Como você morreu? - perguntou o Nanico.
- Fiquei doente. Minha mãe chorou, ficou desesperada. Ai eu morri."
"Anjo não disse nada por um longo tempo. O mundo estava cinza. ..."
"- Na próxima, será a sua vez - ... .
- Eu sei - ... - Eu gosto das suas histórias. As minhas são sempre sombrias demais.
- Não acho - ... - É que sua noites são mais longas. E você não é tão quente.
-Olhando por esse ângulo - ... -, me sinto melhor. Afinal, não escolhemos ser quem somos.
...
E eles deram as mãos ao se afastarem das brasas alaranjadas da fogueira, levando sua história de volta para a escuridão."
LEMBRANÇAS E TESOUROS:
"... . Muitos caras espertos já foram pegues por causa de uma lembrança. Às vezes me pergunto se não matei meu pai naquele dia, além do meu avó. ..."
"... . Acho que é porque Londres é louca. Múltipla personalidade. Um monte de cidadezinhas e aldeias que cresceram se trombaram e formaram uma metrópole, mas não esqueceram suas antigas fronteiras."
"No meu modo de ver, algumas pessoas precisam de amor e outras não. Acho que o senhor Alice é mais do tipo não, no fim das contas. Eu também sou um não. Você aprende a reconhecer os tipos."
" São os homens, entende? - .. - Parece que não são muitos. Um ou dois a cada geração. O 'Tesouro dos Shahinai'. As mulheres são as guardiãs dos homens. Elas os alimentam e os mantêm em segurança. Alexandre o Grande, dizem, comprou um amante dos shahinai. Além de Tibêrio e pelo menos dois papas. Parece que Catarina a Grande também teve um, mas acho que é só boato."
"Sua temperatura chegou a 41 graus, seus pulmões se encharcaram de água, e ele estava se afogando em terra firme. O senhor Alice chamou os melhores médicos do mundo, mas o rapaz oscilou e se apagou como uma lâmpada velha, e foi só."
OS FATOS NO CASO DA SENHORITA FICH
"- Por que não acreditariam? Somos pessoas confiáveis. Cidadãos honestos e tudo mais.
- Você escreve livros de fantasia - ... . - Inventar coisas assim é o seu ganha-pão. Ninguém vai acreditar em você."
"- Ela não é minha amiga. Mal a conheço - ... : - Olhe, despejaram uma pessoa encima da gente. Ela não vai ficar no país por muito tempo, e eu acabei concordando em levá-la para passear e cuidar dela amanhã à noite. Ela da medo, na verdade. ..."
"- Eu estava no comando - ... -, estudando os dragões. Sabe por que eles ficaram tão grandes?
...
- Eles se adaptaram para caçar os elefantes anões.
- Existem elefantes anões? - ..."
"Era uma sala enorme. Eu sabia disso. Mesmo naquela escuridão. Talvez a escuridão intensifique os outros sentidos, talvez seja simplesmente processamos mais informações do que imaginamos. ..."
"Depois de uma breve caminhada por ruas estreitas, sob a chuva e o vento, chegamos ao carro. Fiquei parado esperando que a porta de trás fosse destravada para mim, e em meio a chuva e o barulho da cidade pensei ter ouvido um tigre, porque perto dali um rugido grave fez o mundo todo estremecer. Mas talvez tenha Sido apenas um trem passando."
O PROBLEMA DE SUZAN

"Existem coisas que a professora despreza em si mesma. Seu cheiro por exemplo. Ela exala o mesmo cheiro que a sua avó exalava, os cheiro que as velhas exalam, e não consegue se perdoar por isso. ..."
"Ela não esperava realmente encontrar ninguém conhecido ali, mas o mundo é pequeno, e ela observa que talvez com um toque cruel de humor, ..."
"... - e conta que as histórias dos irmãos Grimm foram publicadas para adultos, e, quando os irmãos percebera, que os livros eram lidos para crianças, lançaram versões mais adequadas a elas. ..."
"Ela pega o volume, abre-o no meio e lê a história que está a sua espera: Jane e Michael seguem Mary Poppins em seu dia de folga, até o Céu, e encontram o menino Jesus, que ainda sente um pouco de medo de Mary Poppins porque ela já foi sua babá, e o Espírito Santo, que reclama que seu lençol nunca mais fora tão branco depois que Mary Poppins foi embora, e Deus o Pai, que diz:
- Ninguém consegue obriga-la a fazer nada. Ela não. Ela é Mary Poppins.
- Mas você é Deus - reponde Jane. - Você criou tudo e todos. Todos tem que fazer o que você diz.
- Ela não - ... - Ela, eu não criei. Ela é Mary Poppins."
" O leão a come inteira, menos a sua cabeça. Ele deixa a sua cabeça e uma de suas mãos, como um gato deixa as partes que não quer de um rato, para mais tarde ou para dar de presente."
"Ela sabe que isso é ridículo, mas não se surpreenderá quando ler sobre a morte da professora. A morte vem a noite, ela pensa, antes de voltar a dormir. Como um leão."
GOLIAS
"Acho que posso afirmar que sempre ter suspeitado que o mundo fosse uma farsa barata e tosca, um péssimo disfarce para algo mais profundo, mais esquisito e profundamente mais estranho, ... . Mas acho que isso é apenas o que o mundo sempre foi. E mesmo agora que sei a verdade - ... - continuo achando o mundo barato e tosco. ..."
"O tempo estremeceu e avançou. Acho que eu estava ficando sensível a ele. Talvez soubesse o que eu estava procurando - sabia que havia algo a se procurar, mesmo sem saber o que era."
"... . Não estava salvando o mundo que conhecia. Aquele mundo era imaginário: uma sequencia de zeros e uns. Se eu estava salvando alguma coisa, era um pesadelo...
Mas se o pesadelo morresse o sonho morreria também."
"... . Era apenas eu, amarrado numa cadeira no meio do nada, dentro de uma xícara voadora.
- Na verdade não você é uma peça descartável. Uma unidade. Não podemos lamentar sua morte mais do que um vespeiro lamentaria a morte de uma única vespa. Não é sensato nem viável trazer você de volta."
"Mas saiba de uma coisa, Susan, meu amor, meu verdadeiro caixão está orbitando a Lua. Parece uma xícara voadora. Eles me devolveram o mundo e você, a verdade, ou o que sabia dela, você me abandonou. E talvez não fosse você, e eu não fosse eu, mas não me atrevo a arriscar de novo. ..."
COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS
"..., no começo todos eramos meninos e meninas, e o tempo passava na mesma velocidade, e todos tínhamos 5, 7 ou 11 anos juntos. Até que, de repente, todas as garotas correram para o futuro e te deixam para trás, e sabem tudo sobre todas as coisas, menstruam, têm seios, usam maquiagem... - ... . Os livros de biologia não explicavam, de um jeito realista, o que era ser um jovem adulto. E as garotas da nossa idade eram."
"- Essa coisa do líquido nos olhos, quado o mundo fica embaçado. Ninguém me contou, e eu ainda não entendo. Eu toquei as dobras do Sussurro, pulsei e voei com os cisnes taquiônicos, e mesmo assim não entendo."
"- Tricolé.
-Nome bonito - ... .
- É um tipo de poesia - explicou a garota, com orgulho. - Como eu.
...
- Você é um poema?
- Se você quiser. Sou um poema, ou um padrão, ou uma raça cujo o mundo foi tragado pelo mar."
"-Sabíamos que o fim estava próximo por isso colocamos tudo num poema, para contar ao universo quem éramos, por que estamos aqui e o que dizíamos, .... Embrulhamos nossos sonhos em palavras e moldamos as palavras para que vivessem para sempre inesquecíveis. ..."
"É impossível ouvir um poema sem que ele mude você - ... . - Eles o ouviram, e o poema os colonizou, tomou posse deles e os habitou. ..."
" - Há lugares em que somos bem-vindos -... -, e outros em que somos vistos como ervas daninhas ou como doenças, algo a ser imediatamente posto em quarentena e eliminado. Mas onde termina o contágio e começa a arte?"
"Tudo isso aconteceu a trinta anos. Esqueci muita coisa, e vou esquecer mais, e no fim vou esquecer tudo. ..."
"Nunca deixe um universo furioso. Aposto que o universo furioso olharia para você com aqueles olhos."
"- Sabe... acho que tem uma coisa. Sabe quando você vai até onde ousa ir? E, se você fosse mais longe, não seria mais você? Você seria a pessoa que fez aquilo? Lugares onde não se pode ir... Acho que isso aconteceu comigo hoje."
"As lampadas da iluminação pública foram se acendendo, uma a uma. Vic caminhava a minha frente, trôpego, enquanto eu o seguia pela rua, no crepúsculo, marcando com os passos a métrica de um poema que, por mais que tentasse, não conseguiria lembrar e jamais seria capaz de repetir."
O PÁSSARO-DO-SOL
"... . Nós escalamos os pícaros da gastronomia, mergulhamos nos abismos da degustação. Tornamo-nos cosmonautas, explorando mundo jamais sonhados de sabor e comilança."
"..., na companhia de bêbados de todas as espécies, compartilhando o conteúdo de suas garrafas e oferecendo a sua opinião, que era, como a de todo epicuriano, sempre considerada e sempre respeitada, ainda que nem sempre bem vinda."
"... .Mas sempre haverá confusão, Augustos, e depois ela passa. É como o nascer e o pôr do sol."
"... . Às vezes era rico, mas tinha dificuldade em manter sua riqueza, e, sempre que ficava rico, descobria que o mundo desdenha de ricos que gostam de comer em companhia de andarilhos em meios a trens de carga, ou que confraternizam com os bêbados no parque, então ele fazia o que podia para torrar sua fortuna. Sempre havia partes dela aqui e ali que ele esquecia, e as vezes ele esquecia até que não gostava de ser rico, então saia procurando sua fortuna e a encontrava."
"-É perfeito! - ... - Tem gosto de amor, de boa música. Tem gosto de verdade."
"- É a fênix de Heliópolis - ... . - É o pássaro que morre no fogo e nas cinzas, e renasce, geração após geração. Quando chega a época, ele é queimado numa fogueira de madeiras raras, especiarias e ervas, e renasce das cinzas toda vez, por toda a eternidade."
O MONARCA DO VALE
"Ele pensou em dizer que os texanos acham que o Texas, na verdade, fica no Texas, mas desconfiava que seria preciso explicar o que aquilo queria dizer, por isso ficou calado."
"Porque - ... - , também sou uma espécie de monstro. Um reconhece o outro. Somos todos monstros, não somos? Monstros gloriosos, chafurdando nos pântanos do irracional... - ..."
"Em seu sonhos ele morre na árvore.
Em seu sonho, ele voltou da morte.
E depois disso houve escuridão."
"- Os ricos são diferentes, meu filho - ...
- Que diabos quer dizer com isso?
-Bem. Pra começar, a maioria deles provavelmente é mortal. Algo com que você não precisa se preocupar.
- Não me venha com essa merda.
- Mas você não é mortal! Você morreu na árvore, Shadow. Morreu e voltou.
- E dai? Nem lembro como fiz aquilo. Se me matarem desta vez, morro do mesmo jeito."
"Não, pensou Shadow. Você acha que sou um monstro. Mas acha que eu sou o seu monstro."
"Ventava, um vento frio, vindo do mar, e Shadow achou que havia grandes sombras no céu, silhuetas enormes que ele vira num navio feito de unhas de mortos, e que elas olhavam para baixo, para ele, que aquela luta era o que as mantinha imobilizadas em seu navio, sem poder desembarcar, sem poder ir embora."
"... . - Há coisas piores do que a morte -... - E eu conheço a maioria delas. Não sou jovem e não sou de falar à toa. Portanto, se eu fosse você -... -, cuidaria bem desse rapaz."
"Bom já falei mais é sempre bom reforçar,
eu não escrevo resenhas, pois já existem várias por ai,
então deixo guardado aqui em meu diário as citações que gosto
nó livros que leio"
Atenciosamente, Juliana Osty!




Nenhum comentário:
Postar um comentário