segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Arminho Dorme!

Meu contato com esse livro foi em 2014,


onde li apenas o primeiro capítulo, desde então me sinto tentada a lê-lo, ou melhor a tê-lo e dois anos depois desse primeiro contato eu consegui, nunca havia comprado ou ido atrás, pois não tinha trabalho ou dinheiro para assim, fazê-lo.

Como acredito que existam muitas resenhas desse livro(se procurarem), então vou fazer diferente e digitar aqui as citações que mais me chamaram a tenção!


"Não lembreis às moscas que o mel é sua sepultura."

"...Havia degraus do seu conhecimento que nem a própria Maria era capaz de compreender, e sabia disso já fazia tempo."

"Eu não sabia então que o perigo empesta como a pior das imundícies e tem o cheiro do medo. Todos os seres sentem a presença dessas duas sensações antes pole olfato que pelo coração. Todos, exceto nós, humanos, que nos apercebemos da presença de um ou de outro quando já é demasiada tarde."

"Nada há, minha menina, mais belo e doce que o amor correspondido, como nada é mais amargo que amores contrariados."

"..., pois é verdade que existem seres que, uma vez provada a taça do verdadeiro amor, não sabem conformar-se quando o amor se esgota ou têm outro remédio senão morrer, feito bebida aguada."

" Uma obra de arte, augusta princesa, é sempre um suspiro de alma. Mas é também uma mensagem ao intelecto. Misturai ambas as virtudes com o afã de transmitir uma mensagem oculta e tereis boa parte do que o mestre Vittore Carpaccio depositou no retrato do jovem cavalheiro que olha oara lugar nenhum."

"- É o lugar dos impossíveis, alteza. Mas existem impossíveis que valem uma vida inteira."

"...talvez não exista nada de mais medonho e triste que não saber - ... - até onde pode chegar o próprio desejo de voar."

"Na verdade, certos erros grosseiros que conetemos não são outra coisa senão fruto de preconceitos."

"- Essa mulher pensa que todos temos seus lutos e suas medidas - ..."

"- De que serve o homem escravizado a prosperidade da casa que vai servir se não tem mais a sua liberdade?"

"A vida é campo deserto ou floresta, segundo o que nós mesmos decidimos ver ou semear. Pode ser campo deserto, ainda que vivamos rodeados de vegetação abundante, e pode, por outro lado, converter-se em floresta, apesar de estarmos cercados pelo deserto e sua secura."


Essa foram as passagens do livro que mais me chamaram a atenção, no entanto a história realmente é baseada na história real dos membros da família Medici de Florença, diferente do livro Bia de Medici morreu as 6 anos acredita-se que por envenenamento, e a história real deles realmente parece um pouco amaldiçoada para o pai, pois os filhos, em sua maioria, morreram jovens e antes do patriarca e Maria morrera aos 17.

(Maria e Bianca)

Mas a ideia de como teria sido a vida de Bia caso ela tivesse sobrevivido foi muito bem representada, acredito que a referência ao arminho, se dê não só claro por ele ser branco, em períodos de neve ou lugares frios, como a referencia que o autor faz a menina fisicamente, entre outros motivos citados no livro.

Em fim era algo que queria muito ler e finalmente consegui e recomendo é uma leitura rápida e para que gosta de algo culto, vai sentir prazer em lê-lo.

Agora assim, para um livro de poucas páginas e pouco conhecido achei um pouco absurdo o preço cobrado, mesmo na internet.

Mas não me arrependo.

Atenciosamente, J.O.!

2 comentários:

  1. Pois é, o livro é realmente muito bom, não posso reclamar do preço afinal eu consegui o livro em uma doação de livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive de comprar, mas consegui um desconto bom comparado com o preço real dele, valeu muito a pena!

      Excluir