Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia. Das letras
Paginas: 555
"Releitura"
Citações:
"Não era um tanto esquisito ela não saber quem era? E também não era uma injustiça ela mesma não poder determinar sua aparência? Isso simplesmente lhe tinha sido imposto ao nascer."
"Depois de pensar um pouco sobre o fato de existir, Sofia não pode deixar de pensar também que um dia desapareceria."
"Não se pode experimentar a sensação de existir sem se experimentar a certeza que se tem de morrer, pensou."
"Quanto ao coelho branco, talvez seja melhor compará-lo com todo o universo. Nós que vivemos aqui somos os bichinhos microscópicos que vivem na base dos elos do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para as pontas dos finos pelos, afim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico."
"O triste de tudo isso é que crescemos, à medida que crescemos, nos acostumamos não apenas com a lei da gravidade. Acostumamo-nos, ao mesmo tempo com o mundo em si."
"Filósofo Xenófanes - Para ele as pessoas teriam criados os deuses a sua própria imagem e semelhança: "Os mortais acreditam que os deuses nascem, falam e se vestem de forma semelhante à sua própria... Os etíopes imaginam seus deuses pretos e de nariz achatado; os tracianos, ao contrário, os vêem ruivos e de olhos azuis... Se as vacas, cavalos e leões tivessem mãos e com elas pudessem pintar e produzir obras como os homens, elas criariam e representariam suas divindades à sua imagem e semelhança: os deuses dos cavalos teriam feições equinas, os das vacas de pareceriam com elas, e assim por diante."
"De fato em toda a história da humanidade a mulher foi subjugada tanto como ser feminino como ser pensante. E isto é ruim, pois desta forma se perderam muitas experiências importantes. Somente no nosso século é que as mulheres entraram de fato para a história da filosofia."
" 'Tudo fui', dizia Heráclito. Tudo está em movimento e nada dura para sempre. Por está razão, "não podemos entrar duas vezes no mesmo rio". Isso porque quando entro pela segunda vez no rio, tanto eu quanto ele já estamos mudados."
"Anaxágoras também imaginou um tipo de força que seria sem responsável, por assim dizer, pela ordem e pela criação de homens, animais, flores e árvores. A está força ele deu o nome de inteligência."
"Por que o Lego é o brinquedo mais genial do mundo?
...
É fácil construir coisas construir coisas com as peças de lego, pensou. Embora elas sejam de diferentes tamanhos e formas, todas podem ser combinadas entre si. Além disso, elas são inquebráveis... E o mais importante: com as peças de Lego ela podia construir qualquer coisa, depois podia desmontar tudo e então construir outra coisa, completamente diferente."
""Superstição"... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isso se chama "ter fé". Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13 o nome muda para "superstição"!"
"Vemos que o "adivinho" tenta adivinhar algo que de fato não pode ser adivinhado. Isto á típico da arte de prever o futuro. E justamente porque é tão vago aquilo que essas pessoas "pré-vêem", em geral é muito difícil rebater o que o adivinho nos diz."
"Então foi a vez da frase sobre o conhecimento que vem de dentro. Mas não era verdade que todo o conhecimento em algum momento vinha de fora para dentro da cabeça das pessoas?"
"Que se abram as cortinas, Sofia! A história do pensamento é um drama de muitos atos."
"Uma coisa é certa: Sócrates era feio de morrer. Era baixo e gordo, tinha olhos que pareciam querem saltar das órbitas e o nariz arrebitado. Mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam. E mais: diziam que poderiam vasculhar o presente e o passado e não se encontraria ninguém comparável a ele."
"Dizem que a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates costumava comparar a atividade que exercia com a de uma parteira. Não é a parteira que dá a luz a bebê. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a "parir" uma opinião própria, mais acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não ser obtido "espremendo-se" os outros. Se o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento."
"Não é de se espantar, por tanto, que ele incomodasse e irritasse muitas pessoas, sobretudo os que detinham poder na sociedade. Sócrates dizia que Atenas era como uma égua preguiçosa e ele um mosquito que lhe picava o flanco para mostrar-lhe que ela ainda estava viva."
"Por quê, Sofia? Por que Socrates teve de morrer?
...
Jesus e Socrates já eram consideradas pessoas enigmáticas no tempo em que viviam. Nenhum dos dois deixou qualquer registro escrito de suas ideias. Assim não nos resta outra saída se não confiar na imagem deles que nos foi legada por seus discípulos. Uma coisa era certa: ambos eram mestres da retórica. Além disso ambos tinham tanta alto confiança no que diziam que podiam tanto arrebatar quanto irritar seus ouvintes. Para completar, ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior do que eles mesmos. Eles desafiavam os que detinham o poder na sociedade, porque criticavam todas as formas de injustiça e de abuso de poder. No fim, esta forma de agir lhes custou a vida."
"Um filosofo sabe muito bem que, no fundo, ele sabe muito pouco."
"Para Sócrates, todas as pessoas são capazes de entender as verdades filosóficas, bastando para isso que usem a sua razão. Além disso, Sócrates acreditava que um escravo era capaz de solucionar questões filosóficas com a mesma razão de um nobre..."
"Platão tinha 29 anos quando Sócrates teve de beber o cálice de cicuta... O fato de Atenas ter condenado à morte seu filho mais nobre não só lhe deixou marcada para toda a vida como também determinou a direção de toda a sua atividade filosófica."
"Platão ficou admirado com a semelhança entre todos os fenômenos da natureza e chegou, portanto, à conclusão de que "por cima" ou "por trás" de tudo o que vemos a nossa volta a um número limitado de formas. A estas formas Platão deu o nome de ideias.
"Platão acreditava que as mulheres tinham a mesma razão que os homens, bastando para isso que recebessem a mesma formação que os homens e fossem liberadas do serviço de casa e da guarda das crianças... A educação infantil era importante demais para ser deixada a cargo do indivíduo . Ela deveria ser responsabilidade do Estado."
"Sofia começou a chorar. Depois começou a falar. Ela ainda estava com medo, e quando a gente tem medo geralmente acaba dizendo a verdade."
"Aristóteles cita algumas boas formas de estudo. Uma delas é a monarquia ... não pode degenerar em "tirania"... Outra boa forma de Estado é a aristocracia... deve cuidar para não acabar virando um governo de uns poucos, que dirigem o Estado em prol de seus próprios interesses... Uma terceira... é a democracia... que pode facilmente desvirtuar e se transformar no chamado domínio da plebe."
"Aristóteles achava que faltava alguma coisa à mulher. Para ele a mulher era "um homem incompleto"... É surpreendente e mesmo lamentável que um homem como Aristóteles, tão inteligente para tantos assuntos, pudesse se enganar desse jeito no que refere à relação entre os sexos. Mas isso nos mostra duas coisas: primeiro, ... não deve ter tido muita vida prática com mulheres e crianças; em segundo, que uma série de coisas pode dar errado quando são apenas os homens que reinam supremos na filosofia e na ciência."
P.S.: Concordo plenamente, com essa segunda observação e acho que Aristóteles era gay.
"... Como exemplo para as questões relativas à crença, ... se Jesus tinha sido realmente o filho de Deus ou apenas um homem muito inteligente."
PS.: Eu acredito na teoria de homem inteligente.
"Podia ser que andar de carro para ir rapidamente de um lugar a outro fosse considerado um valor. Mas no momento em que andar de carro passa a significar também a morte das flores e a poluição da natureza, estamos diante de uma "escolha de valores"."
"Um dia, quando estava sentado ao sol junto ao seu barril, recebeu a visita de Alexandre Magno. Alexandre aproximou-se do sábio, perguntou-lhe se ele tinha algum desejo e disse-lhe que, caso tivesse, seu desejo seria imediatamente satisfeito. Ao que Diógenes respondeu: "Sim, desejo que te afaste da frente do meu sol". Com isso Diógenes mostrou que era mais rico e mais feliz que o grande conquistador. Ele tinha tudo o que desejava."
"... o estôico Sêneca (4 a.c. - 65 d.c.) escreveu que "para a humanidade, a humanidade é sagrada".
" "Por que ter medo da morte?", perguntava Epicuro."Enquanto somos, a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós deixamos de ser."(Visto desse ponto de vista, de fato ninguém jamais foi incomodado pelo fato de estar morto.)"
"..., a vida religiosa é mais marcada pela oração, pelo sermão e pela leitura da bíblia do que pela meditação e pelo mergulho em si mesmo."
"Este povo, que andava nas trevas, viu uma grande luz", dizia o profeta Isaías. "Aos que habitavam na região da sombra da morte, nasceu-lhes o dia." Chamamos estas profecias de "profecias da redenção".
"Quando falamos sobre Sócrates, vimos o quanto pode ser perigoso apelar a razão das pessoas. No caso de Jesus, vemos como pode ser perigoso exigir dos outros um amor assim tão incondicional pelo próximo e uma capacidade de perdoar igualmente incondicional. Ainda hoje vemos como nações poderosas ameaçam desmoronar diante de exigências simples tais como paz, amor, comida para os pobres e anistia para os inimigos do Estado."
"O poeta Alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu:
Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À merce dos dias, do tempo.
E eu não quero que você seja uma dessas pessoas. Estou me esforçando ao máximo para familiarizá-la com suas raízes históricas, pois só assim você se tornará uma pessoa de verdade. Só assim você será mais do que um macaco sem roupas. Só assim você não vai ficar flutuando no espaço vazio."
"- A Idade Média começou às quatro horas? - Perguntou Sofia, confusa.
- Mais ou menos às quatro horas, sim. E depois o relógio bateu cinco e seis e sete horas. Mas o tempo parece ter parado. Depois oito, nove e dez. E ainda era a Idade Média, compreende? Mas do que hora de se levantar para um novo dia, você poderá pensar. Sim, sim, entendo o que quer dizer. Mas é um fim de semana, entende? Um único e longo fim de semana. Então o relógio bateu onze e doze e treze: um período que chamamos de Alta Idade Média, que se construíram as grandes catedrais da Europa. Só ali pelas catorze hora que o galo começou a cantar. Um aqui, outro ali. E então... a longa Idade Média começa a caminhar para o seu fim.!"
"... Pena que nossos relógios nem sempre andam juntos. Uma geração envelhece, enquanto a outra cresce. No meio de tudo isso, a história segue o seu curso. Você já pensou que a história da Europa pode ser comparada à vida de um homem? A Antiguidade é a infância da Europa. Depois vem a longa Idade Média, o período escolar da Europa. E agora o Renascimento. O longo período escolar já passou, e a jovem Europa quer finalmente se lançar à vida. Talvez possamos comparar o Renascimento ao aniversário de quinze anos da Europa..."
"- Nem todos são capazes de simplesmente se deixar levar pelo fluxo da história, Sofia. Alguns precisam para e recolher o que foi ficando pelas margens do rio.
...
- Mas é a verdade, minha cara. Não vivemos apenas em nosso próprio tempo. Carregamos também a nossa história. Não esqueça que tudo que você está vendo hoje aqui já foi novinho em folha um dia. Esta pequena boneca de madeira do século XVI, por exemplo, talvez tenha sido feita para a festa de quinze anos de uma garota. E talvez tenha sido feita por seu avô já bem velho... Depois a garota virou uma adolescente, cresceu e se casou. E talvez ela própria tenha tido uma filha, que herdou está boneca. Depois ela foi ficando velha, até que deixou de existir. É possível que tenha vivendo uma longa vida, mas agora não existe mais. E nunca mais vai voltar. No fundo ela fez apenas uma breve visita à Terra. Sua boneca, porém... esta sim está bem sentadinha ali na estante."
"As vezes eu me pergunto se a guerra e a violência não poderiam ser evitadas se as pessoas usassem mais a cabeça."
"... Somos feitos da mesma matéria que compõe, e nossa breve vida está envolta em sono..."
- O poeta dramático espanhol Calderon de la barca, que nascia por volta de 1600, escreveu uma peça de teatro intitulada A vida é sonho. Nela ele diz:"O que é a vida? Fúria! O que é a vida? Espuma oca! Um poema, uma sombra quase! E a sorte pode dar senão pouco: pois a vida é sonho e os sonhos, sonho..."
"- Em geral, não saber alguma coisa é um estágio intermediário para um novo conhecimento."
"- Spinoza contesta o fato de que cada palavra da bíblia fosse inspirada por deus. Ele dizia que quando lemos a bíblia temos de ter em mente a época em que ela foi inscrita. Esta leitura "crítica" nos permite reconhecer uma série de contradições entre os diferentes livros e evangelhos. Sob a superfície do texto do novo testamento encontramos Jesus, que poderíamos chamar de porta-voz de deus. Pois bem os próprios ensinamentos de Jesus já significavam uma libertação da rigidez do judaísmo. Jesus anunciou uma "religião da razão", para a qual o amor era o princípio maior. Nesse sentido, Spinoza está pensando tanto no amor a deus quanto no amo aos nossos semelhantes. Só que o cristianismo também acabou se enrijecendo, e rapidamente, em dogmas empedernidos e em rituais vazios."
"Por que o Lego é o brinquedo mais genial do mundo?
...
É fácil construir coisas construir coisas com as peças de lego, pensou. Embora elas sejam de diferentes tamanhos e formas, todas podem ser combinadas entre si. Além disso, elas são inquebráveis... E o mais importante: com as peças de Lego ela podia construir qualquer coisa, depois podia desmontar tudo e então construir outra coisa, completamente diferente."
""Superstição"... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isso se chama "ter fé". Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13 o nome muda para "superstição"!"
"Vemos que o "adivinho" tenta adivinhar algo que de fato não pode ser adivinhado. Isto á típico da arte de prever o futuro. E justamente porque é tão vago aquilo que essas pessoas "pré-vêem", em geral é muito difícil rebater o que o adivinho nos diz."
"Então foi a vez da frase sobre o conhecimento que vem de dentro. Mas não era verdade que todo o conhecimento em algum momento vinha de fora para dentro da cabeça das pessoas?"
"Que se abram as cortinas, Sofia! A história do pensamento é um drama de muitos atos."
"Uma coisa é certa: Sócrates era feio de morrer. Era baixo e gordo, tinha olhos que pareciam querem saltar das órbitas e o nariz arrebitado. Mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam. E mais: diziam que poderiam vasculhar o presente e o passado e não se encontraria ninguém comparável a ele."
"Dizem que a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates costumava comparar a atividade que exercia com a de uma parteira. Não é a parteira que dá a luz a bebê. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a "parir" uma opinião própria, mais acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não ser obtido "espremendo-se" os outros. Se o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento."
"Não é de se espantar, por tanto, que ele incomodasse e irritasse muitas pessoas, sobretudo os que detinham poder na sociedade. Sócrates dizia que Atenas era como uma égua preguiçosa e ele um mosquito que lhe picava o flanco para mostrar-lhe que ela ainda estava viva."
"Por quê, Sofia? Por que Socrates teve de morrer?
...
Jesus e Socrates já eram consideradas pessoas enigmáticas no tempo em que viviam. Nenhum dos dois deixou qualquer registro escrito de suas ideias. Assim não nos resta outra saída se não confiar na imagem deles que nos foi legada por seus discípulos. Uma coisa era certa: ambos eram mestres da retórica. Além disso ambos tinham tanta alto confiança no que diziam que podiam tanto arrebatar quanto irritar seus ouvintes. Para completar, ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior do que eles mesmos. Eles desafiavam os que detinham o poder na sociedade, porque criticavam todas as formas de injustiça e de abuso de poder. No fim, esta forma de agir lhes custou a vida."
"Um filosofo sabe muito bem que, no fundo, ele sabe muito pouco."
"Para Sócrates, todas as pessoas são capazes de entender as verdades filosóficas, bastando para isso que usem a sua razão. Além disso, Sócrates acreditava que um escravo era capaz de solucionar questões filosóficas com a mesma razão de um nobre..."
"Platão tinha 29 anos quando Sócrates teve de beber o cálice de cicuta... O fato de Atenas ter condenado à morte seu filho mais nobre não só lhe deixou marcada para toda a vida como também determinou a direção de toda a sua atividade filosófica."
"Platão ficou admirado com a semelhança entre todos os fenômenos da natureza e chegou, portanto, à conclusão de que "por cima" ou "por trás" de tudo o que vemos a nossa volta a um número limitado de formas. A estas formas Platão deu o nome de ideias.
"Platão acreditava que as mulheres tinham a mesma razão que os homens, bastando para isso que recebessem a mesma formação que os homens e fossem liberadas do serviço de casa e da guarda das crianças... A educação infantil era importante demais para ser deixada a cargo do indivíduo . Ela deveria ser responsabilidade do Estado."
"Sofia começou a chorar. Depois começou a falar. Ela ainda estava com medo, e quando a gente tem medo geralmente acaba dizendo a verdade."
"Aristóteles cita algumas boas formas de estudo. Uma delas é a monarquia ... não pode degenerar em "tirania"... Outra boa forma de Estado é a aristocracia... deve cuidar para não acabar virando um governo de uns poucos, que dirigem o Estado em prol de seus próprios interesses... Uma terceira... é a democracia... que pode facilmente desvirtuar e se transformar no chamado domínio da plebe."
"Aristóteles achava que faltava alguma coisa à mulher. Para ele a mulher era "um homem incompleto"... É surpreendente e mesmo lamentável que um homem como Aristóteles, tão inteligente para tantos assuntos, pudesse se enganar desse jeito no que refere à relação entre os sexos. Mas isso nos mostra duas coisas: primeiro, ... não deve ter tido muita vida prática com mulheres e crianças; em segundo, que uma série de coisas pode dar errado quando são apenas os homens que reinam supremos na filosofia e na ciência."
P.S.: Concordo plenamente, com essa segunda observação e acho que Aristóteles era gay.
"... Como exemplo para as questões relativas à crença, ... se Jesus tinha sido realmente o filho de Deus ou apenas um homem muito inteligente."
PS.: Eu acredito na teoria de homem inteligente.
"Podia ser que andar de carro para ir rapidamente de um lugar a outro fosse considerado um valor. Mas no momento em que andar de carro passa a significar também a morte das flores e a poluição da natureza, estamos diante de uma "escolha de valores"."
"Um dia, quando estava sentado ao sol junto ao seu barril, recebeu a visita de Alexandre Magno. Alexandre aproximou-se do sábio, perguntou-lhe se ele tinha algum desejo e disse-lhe que, caso tivesse, seu desejo seria imediatamente satisfeito. Ao que Diógenes respondeu: "Sim, desejo que te afaste da frente do meu sol". Com isso Diógenes mostrou que era mais rico e mais feliz que o grande conquistador. Ele tinha tudo o que desejava."
"... o estôico Sêneca (4 a.c. - 65 d.c.) escreveu que "para a humanidade, a humanidade é sagrada".
" "Por que ter medo da morte?", perguntava Epicuro."Enquanto somos, a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós deixamos de ser."(Visto desse ponto de vista, de fato ninguém jamais foi incomodado pelo fato de estar morto.)"
"..., a vida religiosa é mais marcada pela oração, pelo sermão e pela leitura da bíblia do que pela meditação e pelo mergulho em si mesmo."
"Este povo, que andava nas trevas, viu uma grande luz", dizia o profeta Isaías. "Aos que habitavam na região da sombra da morte, nasceu-lhes o dia." Chamamos estas profecias de "profecias da redenção".
"Quando falamos sobre Sócrates, vimos o quanto pode ser perigoso apelar a razão das pessoas. No caso de Jesus, vemos como pode ser perigoso exigir dos outros um amor assim tão incondicional pelo próximo e uma capacidade de perdoar igualmente incondicional. Ainda hoje vemos como nações poderosas ameaçam desmoronar diante de exigências simples tais como paz, amor, comida para os pobres e anistia para os inimigos do Estado."
"O poeta Alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu:
Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À merce dos dias, do tempo.
E eu não quero que você seja uma dessas pessoas. Estou me esforçando ao máximo para familiarizá-la com suas raízes históricas, pois só assim você se tornará uma pessoa de verdade. Só assim você será mais do que um macaco sem roupas. Só assim você não vai ficar flutuando no espaço vazio."
"- A Idade Média começou às quatro horas? - Perguntou Sofia, confusa.
- Mais ou menos às quatro horas, sim. E depois o relógio bateu cinco e seis e sete horas. Mas o tempo parece ter parado. Depois oito, nove e dez. E ainda era a Idade Média, compreende? Mas do que hora de se levantar para um novo dia, você poderá pensar. Sim, sim, entendo o que quer dizer. Mas é um fim de semana, entende? Um único e longo fim de semana. Então o relógio bateu onze e doze e treze: um período que chamamos de Alta Idade Média, que se construíram as grandes catedrais da Europa. Só ali pelas catorze hora que o galo começou a cantar. Um aqui, outro ali. E então... a longa Idade Média começa a caminhar para o seu fim.!"
"... Pena que nossos relógios nem sempre andam juntos. Uma geração envelhece, enquanto a outra cresce. No meio de tudo isso, a história segue o seu curso. Você já pensou que a história da Europa pode ser comparada à vida de um homem? A Antiguidade é a infância da Europa. Depois vem a longa Idade Média, o período escolar da Europa. E agora o Renascimento. O longo período escolar já passou, e a jovem Europa quer finalmente se lançar à vida. Talvez possamos comparar o Renascimento ao aniversário de quinze anos da Europa..."
"- Nem todos são capazes de simplesmente se deixar levar pelo fluxo da história, Sofia. Alguns precisam para e recolher o que foi ficando pelas margens do rio.
...
- Mas é a verdade, minha cara. Não vivemos apenas em nosso próprio tempo. Carregamos também a nossa história. Não esqueça que tudo que você está vendo hoje aqui já foi novinho em folha um dia. Esta pequena boneca de madeira do século XVI, por exemplo, talvez tenha sido feita para a festa de quinze anos de uma garota. E talvez tenha sido feita por seu avô já bem velho... Depois a garota virou uma adolescente, cresceu e se casou. E talvez ela própria tenha tido uma filha, que herdou está boneca. Depois ela foi ficando velha, até que deixou de existir. É possível que tenha vivendo uma longa vida, mas agora não existe mais. E nunca mais vai voltar. No fundo ela fez apenas uma breve visita à Terra. Sua boneca, porém... esta sim está bem sentadinha ali na estante."
"As vezes eu me pergunto se a guerra e a violência não poderiam ser evitadas se as pessoas usassem mais a cabeça."
"... Somos feitos da mesma matéria que compõe, e nossa breve vida está envolta em sono..."
- O poeta dramático espanhol Calderon de la barca, que nascia por volta de 1600, escreveu uma peça de teatro intitulada A vida é sonho. Nela ele diz:"O que é a vida? Fúria! O que é a vida? Espuma oca! Um poema, uma sombra quase! E a sorte pode dar senão pouco: pois a vida é sonho e os sonhos, sonho..."
"- Em geral, não saber alguma coisa é um estágio intermediário para um novo conhecimento."
"- Spinoza contesta o fato de que cada palavra da bíblia fosse inspirada por deus. Ele dizia que quando lemos a bíblia temos de ter em mente a época em que ela foi inscrita. Esta leitura "crítica" nos permite reconhecer uma série de contradições entre os diferentes livros e evangelhos. Sob a superfície do texto do novo testamento encontramos Jesus, que poderíamos chamar de porta-voz de deus. Pois bem os próprios ensinamentos de Jesus já significavam uma libertação da rigidez do judaísmo. Jesus anunciou uma "religião da razão", para a qual o amor era o princípio maior. Nesse sentido, Spinoza está pensando tanto no amor a deus quanto no amo aos nossos semelhantes. Só que o cristianismo também acabou se enrijecendo, e rapidamente, em dogmas empedernidos e em rituais vazios."
" - Spinoza dizia que só um único ser é ...
"Falta acrecentar muitas citações, mas estou sem tempo, vai o que tem...





Nenhum comentário:
Postar um comentário