terça-feira, 5 de maio de 2020

Persuasão!

Autora: Jane Austen
Editora: Pé da letra
Nº de páginas: 232


"Como faz muito tempo, caso alguém leia isso, eu posto aqui as citações que eu gosto, apenas isso."


"O fato de Lady Russell, com sua idade e caráter maduros, e extremamente confortável financeiramente, não ter cogitado casar-se pela segunda vez, não precisa ser justificado ao público,que é um tanto quanto apto a ficar mais irracionalmente descontente quando uma mulher se casa novamente, do que quando não o faz,..."

"Toda recomendação de Anne havia pendido para a honestidade, em detrimento do prestígio. Queria medidas mais vigorosas, uma reforma mais completa, uma libertação mais rápida da dívida, um tom muito mais alto de indiferença por tudo, exceto justiça e equidade."

"Nem todos nascemos para sermos bonitos. O mar não embeleza ninguém, isto é certo, e marinheiros envelhecem cedo, já observei; perdem logo a aparência da juventude. Mas então não acontece o mesmo com muitas outras profissões, talvez com a maioria delas?"

"Aquele irmão havia saído do condado a muito tempo, era um homem sensato e, além disso solteiro na época de modo que ela acreditava inteiramente que nenhuma criatura teria ouvido a  história da boca dele."

"Anne não precisara daquela visita a Uppercross para descobrir que mudar de um grupo de pessoas para outro, apesar de uma distância de só cinco quilômetros, frequentemente inclui uma mudança total de conversas, opiniões e ideias."

"- Oh, Frederick! Não acredito no que diz. Tudo  refinamento ocioso! As mulheres conseguem ficar tão confortáveis a bordo de um navio, quanto na melhor casa da Inglaterra. Acredito que já passei tempo de mais a bordo quanto a maioria das mulheres, e nunca vi nada superior as acomodações de uma embarcação de guerra. Afirmo que não tenho nenhum conforto ou indulgência, nem mesmo em Kellynch Hall - ... -, além do que sempre tive na maioria dos navios nos quais morei; e já forem cinco no total."

"Mas odeio ouvi-lo falar como um cavaleiro refinado, e como se nós, mulheres, fôssemos todas damas e elegantes, ao invés de criaturas racionais. Nenhuma de nós espera ficar em águas calmas a vida toda."

" O prazer que tive com a caminhada teria de advir do exercício do tempo, da visão dos últimos sorrisos do ano sobre as folhas avermelhadas e os arbustos secos, e de repetir para si mesma algumas das milhares de descrições poéticas sobre o outono, aquela sensação de influência peculiar e inesgotável sobre as mentes ocupadas e afáveis, aquela sensação que arrancara, de todos os poetas que mereciam ser lidos, alguma tentativa de descrição, ou algumas estrofes profundas."

"Anne ousou esperar que ele não lesse só poesia, e a dizer que pensava ser a desventura da poesia ser raramente aproveitada com segurança por aqueles que a aproveitam completamente, e que os sentimentos fortes, que eram os únicos que poderiam estimar verdadeiramente a poesia, eram justamente aqueles que deveriam prova-lá com parcimônia."



"Sim, um negócio, triste com certeza. Que jeito novo, este, de um jovem cortejar uma dama, quebrando a cabeça dela, não é, Srta. Elliot? Isso é o que se chama de machucar e depois pedir desculpas!"

"- Não, -..., - não sei se ele fala, de modo geral; porém, está bem claro que ele a admira enormemente. Sua mente está cheia de uns livros que está lendo, por recomendação sua, e ele quer discuti-los com você, parece que descobriu alguma coisa em um deles que pensou... oh, não posso fingir que me lembro o que era, mas era muito bonito!..."

"- Minha ideia de boa companhia, Sr. Elliot, é a companhia de pessoa inteligentes e informadas, que tenham muito o que conversar; é isso que chamo de boa companhia."

"- Sim, - ..., - às vezes pode valer, apesar de temer que seus ensinamentos não costumam ser deste tipo elevado que descreve. Ocasionalmente, a natureza humana pode ser grandiosa, em momentos de provação; mas, no geral, é a fraqueza, e não a força, que aparece no quarto de um doente. É o egoísmo e a impaciência, ao invés da generosidade e da força, de que se houve falar. Há tão pouca amizade verdadeira no mundo! E infelizmente, -..., - há tantas pessoas que se esquecem de pensar em coisas sérias, até ser quase tarde demais."

"- As últimas horas foram certamente muito dolorosas, - ..., - mas quando a dor termina, a memória dela frequentemente se transforma em prazer."

"Certamente que se houver uma constância de afeto de ambos os lados, nossos corações se entenderão logo. Não somos crianças, para sermos capciosamente irritáveis, enganados pela surpresa de cada momento, brincando arbitrariamente com nossa própria felicidade."

"Insistiram para que voltasse para jantar e passar o resto do dia com elas, mas seu ânimo havia sido testado por tanto queria is para casa, onde poderia ficar em silêncio por tanto tempo quanto quisesse."

"Talvez eu diga: Sim, sim, por favor, sem referência a exemplos de livros. Homens tem todas as vantagens sobre nós, no que tange a contar a própria história. A educação deles é infinitamente superior a nossa; a pena está em suas mãos. Não permitirei que os livros provem nada."

"- Oh!- ... - Espero fazer justiça a tudo o que o senhor e os seus sentem. Deus e livre de não dar o valor adequado aos sentimentos amorosos e fieis de qualquer ser humano! Seria merecedora do mais profundo desprezo, se ousasse supor que verdadeiro afeto e constância são exclusivos das mulheres. Não, acreditam que vocês sejam capazes de tudo o que há de bom e correto, em suas vidas de casados. Acredito que sejam capazes de fazer todos os esforços que importam, e suportar todos os problemas domésticos, contanto que - se é que me permite a expressão - contanto que tenha um objetivo. Quero dizer, enquanto as mulheres que amam vivem, e vivem para vocês. Todo o privilégio que reivindico para meu próprio sexo (e não é muito invejável; não há necessidade de cobiça-lo) é o amor por mais tempo, quando a existência ou a esperança já se foram."


Atenciosamente, Juliana Osty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário